Pecuária no Brasil: como tudo é feito
Um dos setores mais importantes de nossa economia é a pecuária. Afinal, além do consumo de carne animal, também consumimos os derivados que esses animais nos dão. Então, a tecnologia vêm tornando a pecuária no Brasil algo ainda maior.
Por conta disso, no texto a seguir separamos algumas informações que podem ajudá-lo a entender como funciona o setor no Brasil. Continue a leitura para saber tudo sobre a pecuária no Brasil e como alguns processos ocorrem.
Pecuária no Brasil: setor vêm crescendo cada vez mais
Quando ouvimos o termo pecuária, logo lembramos de criações de gado e até algumas músicas. A cultura agropecuária no país é uma das mais bonitas e uma das que mais auxiliam no crescimento do nosso país.
Porém, a dimensão do termo é ainda maior. Para você ter ideia, o Brasil é o país que mais exporta carne bovina no mundo. Já os outros setores, nosso país é campeão também. Quando falamos na suinocultura e na avicultura, estamos falando de 70% das criações do país. Com base nisso já é possível ter uma base da importância do setor para nosso país.
Além disso, por mais que a bovinocultura tenha destaque internacional, a avicultura é o setor mais importante para nós, quando falamos em exportação.
Para que tudo ocorra de forma perfeita, é exigido um controle de qualidade. E é aí que entra a tecnologia. Com o uso de maquinários melhores, rações melhores e até medicamentos melhores, os animais crescem de forma mais saudável.
Estados pecuaristas brasileiros
Em segundo, vamos contar quais os estados que mais produzem carne e derivados animais. O negócio da pecuária está atrelado ao setor agrícola. Pois, um não caminha sem o apoio do outro. Dessa forma, muitos estados brasileiros possuem foco nos dois.
Daí surge o termo agropecuária e também zonas agrícolas, que servem tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Uma das principais áreas que tem foco na agropecuária é o estado de Mato Grosso.
O estado movimenta cerca de 195 bilhões de reais todos os anos. Logo atrás temos Paraná, com 145 bilhões de reais movimentados todos os anos. E em quinto lugar temos um estado famoso pela sua cultura agro: Minas Gerais.
O estado mineiro movimenta cerca de 114 bilhões de reais todos os anos. E o setor tende a crescer cada vez mais, afinal, o consumo tende a aumentar todos os anos.