Poluição causada pelo descarte inadequado dos resíduos
De acordo com os dados da tabela de distribuição de resíduos sólidos no Brasil, 58,1% são destinados para lixões e aterros controlados. Isso representa mais da metade de todo o resíduo produzido no país.
Nesses locais, como não é feito um preparo anterior do solo, os depósitos de resíduos podem poluir o ambiente.
Um dos problemas relacionados aos lixões e aterros controlados e o chorume, que pode contaminar o solo. O chorume e uma substância toxicam produzida durante a decomposição de resíduos sólidos orgânicos.
Você viu que, em média, cada brasileiro produz mais de 1 kg de resíduo em um único dia. Uma mudança de hábitos pode diminuir esse número. A separação dos resíduos e um exemplo de atitude que pode reduzir a quantidade de resíduos.
Para evitar o acúmulo de resíduos nos vazadouros (lixões), parte deles deve ser separada e encaminhada para um destino mais adequado.
Coleta seletiva
Para a utilização ou venda do material que forma os resíduos sólidos é fundamental que eles sejam separados e descartados de maneira adequada.
Nas residências, uma forma bastante interessante de fazer isso e separar os lixos úmidos dos secos em recipientes diferentes. Você pode, por exemplo, usar sacolas plásticas nas cores verde e cinza, assim como sugere a lei em vigor em São Paulo.
Em espaços públicos, são disponibilizados recipientes apropriados, como os mostrados na fotografia acima.
Quando eles estão cheios, o responsável, que pode ser uma cooperativa, coleta o material e o encaminha para o local adequado.
A coleta dos resíduos que foram separados de acordo com suas características e chamada de coleta seletiva.
Depois o material é encaminhado para os centros de triagem, onde é separado e mandado para diferentes destinos.
Há também empresas que compram determinados materiais, como alumínio e plástico, e os revendem para as indústrias que os utilizam para fabricar novas embalagens de alumínio e de plástico.
Acabou política pública para nós catadores principalmente organizados e para a reciclagem