Os Muitos Benefícios da Amora

Os Muitos Benefícios da Amora

A amora é uma fruta doce, nutritiva e um pouco ácida. Composta por água, vitaminas e vários minerais. Normalmente cultivada em regiões frias, a fruta tem ação antioxidante, é indicada no controle da pressão arterial e de hemorragias.

Amora preta
Amora preta

A amora vem da amoreira, planta originada da Ásia. O fruto é a agregação de vários frutos menores como mostra na imagem acima. É vermelho, mas dependendo da sua maturação pode ficar preta, seu nome científico Rubus fruticosus.

Propriedades:

As propriedades possuem ação antibacteriana, refrescante, emoliente e anti-inflamatória.

Também ação antioxidante devido à presença do ácido elágico.

Estão presente em sua composição flavonoides, flavonol e antocianinas que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e estimula a regeneração neuronal, ou seja, melhoria da memória.

Outras propriedades que a amora tem é a ação cicatrizante, diurética, antidiarreica.

Os Benefícios

A amora é também considerada uma fruta medicinal, é rica em vitamina C, com isso fortalece os ossos e vasos sanguíneos, além de prevenir contra doenças, reforçando o sistema imunológico.

A folha da amoreira é muito utilizada para tratamentos de queda de cabelo, catarro, diarreia, bronquite, aftas e, rouquidão e amigdalites.

Pode se utilizar para o tratamento de cólicas menstruais e regulação do hormônio e contribui para a melhora dos sintomas da menopausa.

Ajuda a tratar ansiedade, irritação e nervosismo, dores musculares memória fraca.

Outros benefícios são:

  • Melhora a qualidade do seu sono.
  • Trata o reumatismo, gota e artrite.
  • Trata a osteoporose.
  • Para diabetes, pois controla os níveis de açúcar.
  • Para o coração, pois reduz o mau colesterol.
  • Reforça o sistema nervoso e purifica o sangue.
  • Colabora contra a degeneração da retina.
  • Fortalece e nutre os cabelos.

Formas de utilizar:

A forma de utilizar a amora, normalmente é em sua forma natural, sucos, geleias, sorvetes, doces, sobremesas. Podemos também encontrar vinhos, licores, e da folha podemos encontrar chás.

Nem todas as regiões do país são cultivadas a amora, por isso o melhor lugar para encontrá-las são em lojas de produtos naturais, farmácias, mercados ou em feiras.

Contraindicação

Pode causar diarreia caso o uso seja exagerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.