Agricultura familiar o que é

Agricultura familiar: o que é?

Já ouviu falar no termo agricultura familiar? Pois é, nos últimos anos tem se discutido muito sobre o tema e na campanha de muitos políticos o tema tem entrado em voga. Porém, alguns brasileiros não sabem o que o termo significa.

Por esse motivo, no texto a seguir, separamos algumas informações sobre o tema. Então, se você tem curiosidade em conhecer o que é a agricultura familiar, fique de olho no texto a seguir.

Agricultura familiar: o que de fato significa

Nosso primeiro tópico será para explicar para você, caro leitor, o que de fato significa o termo agricultura familiar. Nosso país é tido como um dos maiores produtores de alimentos do mundo. E isso ocorre devido a suas proporções continentais.

Porém, a divisão das terras não ocorre como deveria e muitos produtores acabam deixando de produzir. Uma forma encontrada para tentar resolver isso é a chamada agricultura familiar.

O termo simboliza a doação de terras para pequenos produtores começarem a plantar. Esse pequeno plantio auxilia na manutenção da vida dessas pessoas e até mesmo na melhoria da qualidade dos alimentos.
Enquanto, os grandes produtores não conseguem evitar o uso de agrotóxicos, os pequenos produtores conseguem. Então, a agricultura familiar passou a ser usada em feiras e o nome orgânico ganhou força.

Mas outro viés dessa nova técnica são as pessoas que plantam verduras e legumes em casa.

Agricultura domiciliar

Outro viés que está mudando a forma de cultivar alimentos é a chamada agricultura urbana ou domiciliar. Como o próprio nome já diz, o intuito dessa técnica é que essas pessoas produzam os alimentos em suas próprias casas.

Então, começaram a surgir algumas maneiras de realizar isso. As hortas em casa se tornaram famosas e não é pra menos. A tática reduz e muito o consumo de agrotóxicos. Além disso, em zonas de população carente, a ideia tem rendido bons frutos. Isso porque o preço da produção diminui bastante e auxilia no combate à fome.

E você mesmo pode ter uma horta em casa, com técnicas bem simples. Pode ser feito num canteiro sem cimento de sua casa. Mas também pode ser com plantas em vasos. O que importa é fazer.

Além de gerar uma alimentação mais saudável, a ideia ainda te auxilia como um meio de terapia. Seja plantar uma alface, couve ou temperos, o ideal é ousar e ter tudo em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.