cordão de frade

Já ouviu falar no cordão de frade? Confira tudo sobre!

A erva chamada de cordão de frade não é muito conhecida, mas seus benefícios são muito importantes para a saúde. Porém, devido à falta de conhecimentos, muitos não sabem nem ao menos reconhecer a planta.

Por esse motivo, no texto a seguir separamos algumas informações que podem ajudá-lo a conhecer melhor o cordão de frade. Além disso, vamos falar um pouco sobre os benefícios da planta para nossa saúde.

Leonotis leonurus

O nome científico da planta chamada de cordão de frade é leonotis leonurus. Devido a sua aparência, que remete às cordas que os franciscanos usam, a planta recebeu o nome de cordão de frade.

A planta pode chegar a ter uma altura de 1,6 metros. A planta não é nativa do Brasil, sendo originária dos países africanos e asiáticos. Contudo, devido à semelhança do clima, a planta se deu bem em nosso país.

O seu habitat preferido são regiões próximas ao mar. Porém, também é possível encontrá-la em outros locais. Um dos efeitos positivos da planta é que ela repele muito bem os mosquitos.

Leonotis leonurus
Leonotis leonurus

Além disso, muitos usam o cordão de frade para branquear roupas. Mas esse uso ainda não foi estudado e é tido apenas como dito popular.

Cordão de frade: para que serve

Além dos dois benefícios que mencionamos acima, a planta ainda possui alguns outros benefícios. Porém, é preciso ter cuidado ao consumir a planta, pois ela possui alguns efeitos colaterais.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as propriedades curativas externas da planta. Ela é muito usada para tratar feridas e úlceras. Nesse caso, o ideal é conversar com algum médico antes de iniciar o uso da planta.

Afinal, caso você a deixe muito tempo sob a pele pode piorar a ferida na pele. Mas além disso, a planta pode ser usada como chá. O chá de cordão de frade possui inúmeros benefícios.

Devido a algumas substâncias presentes na planta, ela é usada para tratar espasmos musculares e cólicas. Portanto, o cordão de frade é muito usado por mulheres durante o período de menstruação.

Outro efeito notado com o uso da planta é o aumento da produção de urina. Por esse motivo, a planta é usada por quem tem problemas renais ou apenas deseja desinchar. Mas, nesse caso, o chá deve ser tomado com cautela.

Consuma o chá de cordão de frade e veja sua vida mudar para melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.