Brasil comemora expansão de 0,6% no terceiro trimestre recuperação da agricultura e indústria

Brasil comemora: expansão de 0,6% no terceiro trimestre: recuperação da agricultura e indústria

A economia do Brasil expandiu-se no terceiro trimestre no ritmo mais rápido desde o início do ano passado, mostraram dados oficiais na terça-feira, com crescimento de 0,6% em relação ao trimestre anterior, impulsionado por um forte desempenho na agricultura e uma forte recuperação no setor.

Revisões em alta dos números anteriores nos dois primeiros trimestres deste ano significaram que a economia não se contraiu mais no período de janeiro a março e ficou mais clara a recessão do que se pensava anteriormente.

A maior economia da América Latina cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, informou a agência de estatísticas IBGE, a maior desde o primeiro trimestre do ano passado.

O crescimento de 0,6% no produto interno bruto (PIB) do Brasil elevou a taxa de crescimento ano a ano para 1,2%, também mais forte do que a expansão de 1,0% prevista pelos economistas.

O segundo trimestre foi revisado para um crescimento trimestral de 0,5% em 0,5%, e os dados mostram que a economia ficou estável no primeiro trimestre, em oposição à contração de 0,2% inicialmente estimada.

O IBGE também revisou o crescimento econômico geral do ano passado para 1,1%, de 1,1% para 1,3%.

O agronegócio cresceu 1,3% no período de julho a setembro e a produção industrial cresceu 0,8%, o melhor desempenho em quase dois anos, mostraram os números do IBGE.

O setor de serviços, responsável por mais de 70% da economia brasileira, cresceu 0,4%.

Por outro lado, os gastos do governo contraíram-se pelo segundo trimestre consecutivo, encolhendo 0,4%, enquanto as exportações líquidas continuaram também a prejudicar o crescimento, com as exportações caindo 2,8% e as importações subindo 2,9%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *