Tomate

Tomate: saiba a importância desse fruto e como cultivá-lo em casa

Um dos mais saborosos frutos que temos em nosso dia a dia é o tomate. Presente em molhos ou in natura, o tomate é rico em vitaminas e minerais, e claro, rico em sabor. Porém, devido à necessidade de produzir cada vez mais, ele vêm ganhando alguns compostos químicos.

Mas isso prejudica e muito nossa saúde. Pensando nisso, se você está em busca de um fruto orgânico, continue lendo nosso texto a seguir. Vamos contar quais os benefícios do alimento e como você pode plantar em sua casa.

Tomate: qual a importância

Antes de mais nada, vamos contar o que de fato é o tomate. Apesar de muitos acreditarem que o alimento é um legume, ele é uma fruta. Pois é, o tomate é uma fruta que nasce a partir do tomateiro.

Com o nome científico de Solanum lycopersicum, sua descoberta ocorreu no ano de 1595. Por mais que acreditemos que o tomate teve sua origem na Itália, país onde ele é mais famoso, a verdade é outra. O tomate é nativo da cordilheira dos andes, aqui na nossa América do Sul.

O fruto tem sua maior produção na China, sendo produzidos quase 50 milhões de toneladas de tomate. E muito do uso do alimento tem ligação com seus benefícios para nossa saúde. Podemos citar alguns, como por exemplo:

  • Prevenção de câncer e doenças cardíacas
  • Melhora da saúde óssea
  • Aumenta a imunidade
  • Melhora a saúde do fígado
  • Diminui a prisão de ventre

Esses benefícios aumentam na medida que o fruto fica mais maduro.

Tomate qual a importância
Tomate qual a importância

Como cultivar o fruto em casa

Agora, se você quer ainda mais benefícios e evitar o consumo de agrotóxicos, a melhor maneira é plantando-o em sua casa. Pois, segundo alguns estudos, os tomates da década 80 possuíam mais nutrientes que os de hoje.

Para conseguir esses nutrientes, a melhor forma é com o consumo do tomate orgânico. Ele não precisa de um local espaçoso para crescer. Quaisquer vasos podem receber o fruto e ele irá crescer sem nenhum problema.

Se o tomate for ser cultivado na zona urbana, a dica é plantá-lo dentro de casa. Dessa forma, o clima não irá afetar o crescimento do fruto. E durante algumas horas do dia, o tomate precisa receber sol de forma direta.

O solo precisa ser fértil e irrigado de forma diária. E com apenas esses recursos o tomate já irá crescer de forma saudável e em breve você irá consumi-lo sem o uso de agrotóxicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.