Palmeira do açaí

Palmeira do açaí: saiba tudo sobre essa árvore

Um dos alimentos mais saborosos oferecidos por uma palmeira é o açaí. Muito usado na alimentação dos moradores do norte do país, o fruto ganhou o coração de todo o país ao se tornar um sorvete. Porém, você conhece a árvore que nos fornece esse fruto?

Portanto, no texto a seguir vamos contar um pouco sobre a palmeira do açaí, e ainda um pouco sobre os benefícios do fruto. Então, se você é um amante de açaí, continue lendo o texto a seguir e aprenda tudo sobre a planta

Palmeira do açaí

Pois é, o açaí é um fruto e nasce numa árvore que recebe o nome de palmeira do açaí. O que mais surpreende nessa árvore é seu tamanho: ela pode chegar a ter 25 metros de altura. O nome científico da árvore é Euterpe oleraceae Mart.

Essa palmeira por sua vez é nativa das terras amazônicas. Então, por conta disso, por lá o fruto do açaí é muito popular. Mas seu uso é diferente de outras regiões do país. Ao invés de combiná-lo com frutas ou doces, o açaí é combinado com peixes ou comidas salgadas.

Porém, mesmo em doces ou salgados, a palmeira do açaí gera frutos incríveis. Além do sabor, o açaí ainda é rico em diversos nutrientes que melhoram e muito a saúde do nosso corpo.

E quase toda a produção do fruto é feito no estado do Pará. Mas um fato curioso é que toda a planta é usada, não apenas seus frutos, mas seu tronco e suas folhas. O motivo do uso varia, mas nas populações ribeirinhas, até mesmo casas são feitas com a palmeira do açaí.

Benefícios do açaí para nossa saúde

O açaí além de ter um sabor incrível, ainda possui alguns benefícios para nossa saúde. Em primeiro lugar, podemos citar os benefícios do açaí para a saúde do nosso intestino. Em apenas 100 gramas de açaí já temos quase 3 gramas de fibra.

Além disso, o fruto da palmeira do açaí possui uma substância, chamada de arabinogalactana. Esta por sua vez auxilia nosso sistema imune a reagir de forma mais eficaz.

Por último, podemos citar as doenças que o açaí auxilia a evitar ou diminuir o risco. São elas: o Alzheimer, o câncer e até mesmo o envelhecimento precoce.
E você, sabia de tudo isso sobre a palmeira do açaí? Compartilhe o texto com seus amigos que são apaixonados pela fruta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.