Pecuária no Brasil

Pecuária no Brasil: como tudo é feito

Um dos setores mais importantes de nossa economia é a pecuária. Afinal, além do consumo de carne animal, também consumimos os derivados que esses animais nos dão. Então, a tecnologia vêm tornando a pecuária no Brasil algo ainda maior.

Por conta disso, no texto a seguir separamos algumas informações que podem ajudá-lo a entender como funciona o setor no Brasil. Continue a leitura para saber tudo sobre a pecuária no Brasil e como alguns processos ocorrem.

Pecuária no Brasil: setor vêm crescendo cada vez mais

Quando ouvimos o termo pecuária, logo lembramos de criações de gado e até algumas músicas. A cultura agropecuária no país é uma das mais bonitas e uma das que mais auxiliam no crescimento do nosso país.

Porém, a dimensão do termo é ainda maior. Para você ter ideia, o Brasil é o país que mais exporta carne bovina no mundo. Já os outros setores, nosso país é campeão também. Quando falamos na suinocultura e na avicultura, estamos falando de 70% das criações do país. Com base nisso já é possível ter uma base da importância do setor para nosso país.

Além disso, por mais que a bovinocultura tenha destaque internacional, a avicultura é o setor mais importante para nós, quando falamos em exportação.

Para que tudo ocorra de forma perfeita, é exigido um controle de qualidade. E é aí que entra a tecnologia. Com o uso de maquinários melhores, rações melhores e até medicamentos melhores, os animais crescem de forma mais saudável.

Crescimento da Pecuária no Brasil
Crescimento da Pecuária no Brasil

Estados pecuaristas brasileiros

Em segundo, vamos contar quais os estados que mais produzem carne e derivados animais. O negócio da pecuária está atrelado ao setor agrícola. Pois, um não caminha sem o apoio do outro. Dessa forma, muitos estados brasileiros possuem foco nos dois.
Daí surge o termo agropecuária e também zonas agrícolas, que servem tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Uma das principais áreas que tem foco na agropecuária é o estado de Mato Grosso.

O estado movimenta cerca de 195 bilhões de reais todos os anos. Logo atrás temos Paraná, com 145 bilhões de reais movimentados todos os anos. E em quinto lugar temos um estado famoso pela sua cultura agro: Minas Gerais.

O estado mineiro movimenta cerca de 114 bilhões de reais todos os anos. E o setor tende a crescer cada vez mais, afinal, o consumo tende a aumentar todos os anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.