A agroindústria em expansão

A agroindústria em expansão

Nas últimas décadas observou-se um forte processo de expansão das atividades industriais em direção ao interior do país.

Isso vem ocorrendo em regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceara, por exemplo.

O principal tipo de indústria em expansão é a chamada agroindústria. Ela recebe esse nome porque transforma as matérias-primas vindas da agricultura e da pecuária em novos produtos, que servirão a outras indústrias ou que serão comercializados diretamente com a população em geral.

Alguns exemplos de agroindústrias são as usinas de cana-de-açúcar, as fabricas de óleo e farelo vegetal, as indústrias de suco concentrado, além dos laticínios e dos frigoríficos.

A atividade agropecuária

Podemos dizer que a expansão industrial em direção ao interior do Brasil, sobretudo de agroindústrias, está ligada ao crescimento da agropecuária moderna, que começou na década de 1960.

Desse período em diante, o governo federal passou a apoiar a produção de gêneros agropecuários destinados principalmente à indústria e à exportação, com o objetivo de aumentar as reservas financeiras do país e ocupar regiões despovoadas.

Dessa forma, expandiram-se as lavouras de soja, milho, cana-de-açúcar, laranja e de outros produtos bem-aceitos no mercado internacional. Essas lavouras passaram a ser cultivadas e colhidas em grandes fazendas, onde são usados muitos tratores, fertilizantes, agrotóxicos, colheitadeiras ou trabalhadores temporários.

O rebanho brasileiro de bovinos (bois e vacas) e de aves (galinhas e frangos) também aumentou muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.