Poluição causada pelo descarte inadequado dos resíduos

Poluição causada pelo descarte inadequado dos resíduos

De acordo com os dados da tabela de distribuição de resíduos sólidos no Brasil, 58,1% são destinados para lixões e aterros controlados. Isso representa mais da metade de todo o resíduo produzido no país.

Nesses locais, como não é feito um preparo anterior do solo, os depósitos de resíduos podem poluir o ambiente.

Um dos problemas relacionados aos lixões e aterros controlados e o chorume, que pode contaminar o solo. O chorume e uma substância toxicam produzida durante a decomposição de resíduos sólidos orgânicos.

Você viu que, em média, cada brasileiro produz mais de 1 kg de resíduo em um único dia. Uma mudança de hábitos pode diminuir esse número. A separação dos resíduos e um exemplo de atitude que pode reduzir a quantidade de resíduos.

Para evitar o acúmulo de resíduos nos vazadouros (lixões), parte deles deve ser separada e encaminhada para um destino mais adequado.

Coleta seletiva

Para a utilização ou venda do material que forma os resíduos sólidos é fundamental que eles sejam separados e descartados de maneira adequada.

Nas residências, uma forma bastante interessante de fazer isso e separar os lixos úmidos dos secos em recipientes diferentes. Você pode, por exemplo, usar sacolas plásticas nas cores verde e cinza, assim como sugere a lei em vigor em São Paulo.

resíduos sólidos é fundamental que eles sejam separados e descartados de maneira adequada
Adeilson Odorico Silva | Preço do Boi Resíduos sólidos é fundamental que eles sejam separados e descartados de maneira adequada

Em espaços públicos, são disponibilizados recipientes apropriados, como os mostrados na fotografia acima.

Quando eles estão cheios, o responsável, que pode ser uma cooperativa, coleta o material e o encaminha para o local adequado.

A coleta dos resíduos que foram separados de acordo com suas características e chamada de coleta seletiva.

Depois o material é encaminhado para os centros de triagem, onde é separado e mandado para diferentes destinos.

Há também empresas que compram determinados materiais, como alumínio e plástico, e os revendem para as indústrias que os utilizam para fabricar novas embalagens de alumínio e de plástico.

One thought on “Poluição causada pelo descarte inadequado dos resíduos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.