cana-de-açúcar

Você já sabe tudo sobre a cana-de-açúcar?

Um dos itens mais importantes para a história do Brasil é a cana de açúcar. Sem ela, parte de nossa história seria diferente. Porém, nós conhecemos apenas seu derivado mais famoso: o açúcar. Mas sabia que existem outros?

Pois é, pensando nisso, separamos esse texto para ajudá-lo a conhecer melhor a cana de açúcar. Além disso, vamos falar sobre a importância da planta para nossa economia e quais seus principais derivados. Se quer saber tudo isso, continue a leitura do texto a seguir.

O que é a cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é parente próxima do arroz e da cevada, e é um vegetal fino e fibroso. Seu nome científico é Saccharum officinarum L, e sua importância para a história do Brasil é enorme. Foi devido a cana que vivemos um dos piores momentos de nossa história: a escravidão.

Porém, sem a cana-de-açúcar, nosso país hoje não seria o que ele é. Nós brasileiros dependemos da cana-de-açúcar até hoje, e sua influência é enorme. Porém, apesar de ser muito importante para nossa história, a cana-de-açúcar só chegou ao nosso país em 1520.

Pois é, a cana-de-açúcar não é nativa do Brasil e sim da Ilha de Nova Guiné. Mas, apesar disso, a planta fez sua fama em nosso país, onde se adaptou melhor. Além de ser usada para a fabricação do açúcar, outros itens são feitos a partir da cana-de-açúcar.

Derivados da cana-de-açúcar

O açúcar, que até nomeia a planta, é o derivado mais famoso. Porém, não é único e existem alguns outros que podemos citar. Além do açúcar, temos a chamada rapadura, item apreciado em muitas regiões do país e é como um doce da cana-de-açúcar.

Além disso, temos também o etanol. Isso mesmo, o etanol é um combustível feito a partir da fermentação da cana-de-açúcar. Por meio desse processo, além da cachaça que também é um derivado da cana, também temos o Etanol.

O combustível é sustentável e não prejudica tanto a natureza quanto a gasolina ou o diesel. Então, além de tudo isso, nosso país é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e significa que a planta é importante para a economia.

A produção da planta possui maior incidência em 3 estados brasileiros. São eles: São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Mas claro, a produção ocorre em outros estados com menor frequência.

Então, compartilhe nosso texto com seus amigos que gostam de saber mais sobre nossa agricultura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.