Cevada

Cevada: saiba mais sobre essa planta

Uma das plantas mais usadas na alimentação humana é a cevada. Esse cereal é muito usado em todo o planeta e seus usos vão desde a produção de cerveja e vai até a produção do café de cevada. E essa planta também possui benefícios para nossa saúde.

Portanto, conhecer esse vegetal é ótimo para nossa alimentação e também para entendermos sobre a alimentação humana. No texto a seguir você descobre a importância da cevada, sua origem e seus benefícios.

Então, continue a leitura para conhecer tudo isso e muito mais.

O que é cevada?

Se você nunca ouviu falar sobre essa planta, calma que vamos contar um pouco sobre ela. Com o nome científico Hordeum vulgare, esse cereal faz parte da família das gramíneas.

Devido a facilidade de cultivo que a planta possui, ela hoje é considerada o quinto alimento mais importante para nós humanos. Não se sabe ao certo de onde vêm a cevada, mas é bem provável que a planta tenha surgido no Oriente Médio.

Com maior produção no continente europeu, a cevada é usada na produção da cerveja. A técnica milenar de produção de malte a partir da cevada é usada até hoje. Porém, o Brasil também possui uma produção de cevada.

Contudo, devido ao clima propício para que a planta se desenvolva ser mais frio, apenas os estados do Sul do país produzem a planta. Assim sendo, o Paraná lidera a produção de cevada no país.

Em geral, a colheita do cereal ocorre em novembro. Já o plantio da cevada ocorre nas épocas mais frias do ano, que no caso é em julho.

Quais os benefícios da cevada

Além de ser muito consumido, a cevada possui alguns ótimos benefícios para nossa saúde. Em primeiro lugar, a cevada é rica em alguns minerais e vitaminas. Nosso país serve 30% de toda a cevada usada em todo o mundo.

Mesmo não sendo o maior, o Brasil é um importante país produtor de cevada. Portanto, os benefícios que a planta podem ser aderidos na dieta dos brasileiros. O primeiro benefício é que a planta não possui cafeína.

Além disso, ela possui diversas vitaminas como: A, B, C, e K e alguns minerais como cobre e cálcio. E colocar a planta na dieta é importante até mesmo para aqueles que querem emagrecer e desinchar.

Assim sendo, coloque já a cevada em sua dieta e obtenha todos os benefícios que a planta possui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.