própolis

Produção de própolis: saiba tudo sobre a área

Quando falamos em apicultura, uma das principais atividades que podemos citar é a produção do própolis. Sendo item essencial para diversas pessoas, o derivado é usado como remédio natural. Dessa forma, os produtores de mel, perceberam que poderiam faturar alto com essa produção.

Entretanto, esse setor tem tido uma queda em sua produção motivado por alguns fatores, como por exemplo a urbanização. Pois é, o própolis é um produto muito afetado pelo ambiente e qualquer resquício de agrotóxico ou até mesmo tinta, interfere.

Por conta disso, tem ficado cada vez mais difícil produzir o item. É preciso uma área próxima à natureza e longe de qualquer poluição. Algo que hoje em dia é bem difícil de ser encontrado.

Mas isso não desanimou os apicultores, que vêm encontrando formas de continuar essa produção. A ciência também se aliou a esses profissionais e está buscando maneiras de verificar o produto.

Mesmo assim, a área não é tão conhecida do grande público por conta da falta de divulgação. Apesar de ser ótimo para nossa saúde, os própolis vêm perdendo espaço. Portanto, separamos esse texto para que você conheça mais sobre a produção de própolis no Brasil.
Continue a leitura e saiba mais

Produção de própolis: afinal, o que é isso

Antes de mais nada, vamos tentar explicar o que é o própolis. As abelhas produzem diversos itens como por exemplo o mel, a cera e por fim o própolis. De forma resumida, o ingrediente é uma substância, que lembra uma resina e é obtida por meio da colheita de resinas das plantas. 

Além disso, um fato curioso é que o própolis varia de planta para planta. Portanto, cada um possui uma cor, cheiro e até mesmo sabor diferente. Seus usos medicinais são variados, porém um se destaca: seu uso para tratar dores de garganta.

A produção de própolis é uma das áreas mais rentáveis que existem na apicultura. Contudo, ela é uma atividade difícil e exige algumas coisas. Visto que, o ambiente interfere de forma direta no item, é preciso atenção com o local do apiário.

Produção de própolis
Produção de própolis

Não apenas a produção é importante, mas o pós produção também. E é aí que entra a ciência, para analisar e aprovar a venda da substância. O material precisa seguir um protocolo severo e o local onde o apiário será instalado é um dos fatores que mais importam.

Como funciona a produção de própolis

A melhor maneira de produzir o própolis é realizar isso em regiões onde a mata seja adequada. Assim sendo, busque por áreas onde existam plantas como o pinus, a bracatinga, a ameixeira e por aí vai. Afinal, é através da coleta de recursos nessas árvores que o ingrediente será produzido.

A densidade dessa flora também faz muita diferença na produção. Pois, quanto mais ingredientes, mais produção de própolis. O próximo passo será a coleta do material nas colmeias, e aí é preciso cuidado. Qualquer erro nessa fase interfere na próxima etapa, que vamos falar adiante.

Caro apicultor, você pode escolher coletar de diversas formas. Todas elas dependem de como a produção é feita. Existem formas como por exemplo a raspagem, durante algum processo de cuidados com a colmeia. Por fim, também é possível realizar a coleta em uma sala apropriada.

Nossa etapa final é a de venda do produto. Apesar de parecer simples, ela também exige cuidados. Uma dica que podemos dar é fazer parcerias com empresas da área de própolis. Isso facilita muito na hora de vender.

A produção de própolis é uma ótima área da apicultura.

Mas e você, já a conhecia? Compartilhe o texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.