Boi Zebu

Conheça a espécie bovina Zebu

Quando falamos em raças ou espécies de bovinos, uma é recorrente: a Zebu. Ouvimos o termo com certa frequência, mas nem ao menos sabemos do que se trata. Afinal, são tantas raças, com tantos termos semelhantes que fica difícil saber o que é o que. Esse é o caso dos animais que vamos falar no texto a seguir.

Muito usado em cruzamento, a espécie deu origem a diversas raças. Assim sendo, a genética do animal está muito presente na nossa pecuária e sem ela nossa economia iria ao fracasso. Contudo, os animais dessa espécie são importantes para outras culturas, não apenas o Brasil.

Na Índia, por exemplo, a espécie é tida como sagrada. Por lá, não é permitido o abate desses animais, sendo apenas usado para a produção de leite. Porém, por aqui é permitido o abate e até mesmo cruzamento entre raças que surgem a partir dessa espécie.

Então, é preciso entender como isso funciona para compreender, de uma vez por todas, o que é o Boi Zebu. Dessa forma, no texto a seguir vamos tirar todas as dúvidas e deixá-lo ciente do que significa o termo. Continue a leitura!

Origem do boi Zebu

Antes de mais nada, vamos explicar como é feita a divisão dos animais bovinos. Pois, isso confunde e muito a cabeça não só dos pecuaristas, mas dos amantes de carne bovina. Os bovinos se dividem em 2 grandes grupos: taurinos e zebuínos.

Porém, esses dois grupos são as espécies às quais as raças pertencem. Portanto, quando falamos de zebuínos, falamos das raças que pertencem ao grupo ou espécie, Bos indicus. Ambas são importantes para a pecuária global, mas o Zebu possui uma relevância maior na economia brasileira.

Essa espécie se originou na Índia, país onde ele é muito usado como animal de tração e até mesmo para montaria. Por lá, como já mencionamos acima, o animal não pode ser usado para corte, logo seu único uso na alimentação é devido a sua produção de leite. Quase 34% de todo o rebanho bovino do mundo é zebu.

Além disso, a maioria se localiza no sul do continente asiático. Apesar de não ser usado no corte e ser um ícone da fé hindu, no século 20 isso mudaria. Pois, nessa época ocorria o chamado Ciclo das importações.

Por conta disso, o país indiano buscou realizar uma melhoria e uma seleção dos animais em fazendas inglesas ou mantidas por príncipes da Índia. Porém, isso foi motivado pelo domínio da Inglaterra, que acabaria no ano de 1947.

Assim sendo, após esse período, ocorreu o inverso: foi preciso exportar os animais. Então, o Zebu logo se espalhou por todo o mundo. Mas foi no Brasil, onde o animal encontrou um segundo lar.

Importância do zebu para o Brasil

Nosso país possui uma base genética bovina com grande parte de zebuína. Pois, mais de 80% das raças que encontramos em nosso país são de animais da espécie Zebu. Porém, a maioria ocorre por meio de cruzamento entre raças.

Por conta disso, vemos que esses animais possuem papel determinante em nossa economia. Foi essa espécie que elevou nossa pecuária, e por conta dela hoje o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo.

A contribuição da raça zebu está ligada à sua fácil adaptação ao nosso clima. Além disso, o animal é um dos principais usados para a produção de carne brasileira, sendo a raça Nelore um ótimo exemplo.

Nosso país é dono de um dos maiores e melhores rebanhos zebuínos de todo o mundo. E a raça tende a crescer cada vez mais!

E você, sabia de tudo isso? Compartilhe o texto agora mesmo!

One thought on “Conheça a espécie bovina Zebu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.