Caqui

Caqui: conheça tudo sobre essa fruta e quais seus benefícios

Uma fruta cheia de sabor, o caqui é cheio de benefícios para nossa saúde. Mesmo não sendo muito popular no Brasil, essa fruta ganha o coração na primeira mordida. Porém, além do seu sabor e cor marcante, a fruta faz muito bem para nossa saúde.

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre o caqui. Dessa forma, você, caro leitor, vai conhecer um pouco mais sobre essa fruta, quais os benefícios de consumi-la e ainda como plantá-la em sua casa.

Caqui: qual a origem dessa fruta

As frutas são um dos principais grupos de alimentos que nós humanos temos ao nosso dispor. Além de sabor, esses alimentos fornecem diversos benefícios para nós humanos. O caqui é um exemplo importante disso.

Além de ser muito saboroso, a fruta tem sua origem no continente asiático, na China. Porém, ele é popular em outros países próximos da China como o Japão por exemplo. Outro nome que o caqui pode receber é dióspiro, que no grego tem como significado “Alimento de Zeus. Entretanto, o nome caqui não possui esse mesmo significado e tem ligação com o nome japonês da fruta: caqui.

Por esse motivo, o nome científico do fruto é Diospyros kaki, em alusão a seus nomes populares. Entre seus benefícios estão a redução da glicose no sangue, além de contribuir para a redução do colesterol ruim.

Caqui origem
Caqui origem

Outro benefício do caqui é a regulação do nosso intestino, pois a fruta auxilia as bactérias que existem no órgão a se reproduzirem.

Cultivo do caqui

Além de plantar para o consumo da fruta, o cultivo do caqui pode embelezar sua casa. Muitos paisagistas consideram o caqui uma planta rústica. Dessa forma, é recomendado que se plante o pé de caqui em canteiros, de forma direta.

Contudo, também é possível plantá-lo em vasos, e fica muito belo. Porém, nesse caso a planta não se desenvolve muito e não produz os frutos. Mas sua casa ganha com a beleza dessa árvore frutífera que em vasos se torna ornamental.

Cultivo do caqui
Cultivo do caqui

Se decidir plantá-lo de forma direta, deverá ter um espaço de no mínimo 14 m². Além disso, deverá fazer um buraco de 60 x 60 cm.

Deixar em local com sol direto e regar todos os dias, ao menos no início. No caso de vasos, as dicas são as mesmas, menos no tamanho do vaso que pode ser menor. Em 3 anos a árvore do caqui gera seus primeiros frutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.