Galinhas poedeiras

Galinhas poedeiras: conheça tudo sobre esses animais

A avicultura de postura é um dos principais setores pecuários do país, e as Galinhas poedeiras são parte importante disso.

Sumário

A criação de aves para a produção de ovos é algo que existe há muitos anos, mas só agora vemos sua evolução. O uso das novas tecnologias vem ajudando e muito na evolução do processo de postura.

Produção de ovos

Quando falamos em postura, estamos falando sobre a produção de ovos. Pois, um dos alimentos mais importantes para nós humanos é também recurso das indústrias. E caso as aves poedeiras falhem, nada disso se torna possível.

Produção de ovos
Produção de ovos

As aves poedeiras são aquelas focadas na produção de ovos, e elas são diferentes das aves criadas para corte. Em geral, são aves focadas na reprodução e que começam esse processo de forma precoce.

Até mesmo a fase de crescimento desses animais se difere das outras raças. O ciclo de vida do animal é um dos mais importantes saberes que você pode ter ao trabalhar com aves. Ele determina todo o processo de produção, dessa forma, permite que você invista em melhorias em sua avicultura.

No texto a seguir vamos contar um pouco sobre as Galinhas poedeiras. Além disso, vamos contar sobre alguns cuidados que você deve ter com o animal e por fim, algumas dicas sobre o processo de incubação dos ovos.

Galinhas poedeiras: ciclo de vida desses animais

Quando falamos em galinha, logo nos vêm à mente seu item mais saboroso: os ovos. Não podemos esquecer da carne produzida por esses animais, mas tudo começa na produção dos ovos. Se tudo for bem feito, teremos uma nova geração de animais ou apenas ovos saborosos.

A primeira coisa que você deve ter em mente é sobre o ciclo de vida desses animais. As frangas poedeiras possuem um ciclo que se divide em duas fases. Isso auxilia você, avicultor, a entender melhor sobre esses animais.

Em primeiro lugar, temos a fase de crescimento. Portanto, essa é a fase na qual a alimentação é item imprescindível. A melhor forma de vencer essa fase, é por meio do auxílio de profissionais da área veterinária.

Será preciso entender a quantidade correta de calorias para o animal. Visto que sem isso, o animal não conseguirá formar sua estrutura básica e por fim, não irá se reproduzir. Nessa fase, o animal forma todos os seus tecidos e inicia o processo de depósito de gordura.

Após isso, ela entra no processo de recria, onde ganha ainda mais músculos e gordura. Porém, essa segunda fase é a principal e é através dela que temos a avicultura de postura.

Divisão dessas fases

A fase de crescimento se divide da seguinte forma:

  • Período de cria: 1 a 6 semanas
  • Primeira fase de recria: 7 a 12 semanas
  • Segunda fase de recria: 13 a 16 semanas

Na chamada fase de cria, o foco é o crescimento dos ossos e músculos do animal. Por fim, na fase de recria, ocorre uma diminuição do crescimento dos ossos.

Incubação das Galinhas poedeiras

Por último, temos o processo de incubação, que serve para a reprodução eficiente do animal. Pois, quando atinge certa temperatura, o embrião presente dentro do ovo, consegue se formar de forma completa. Dessa forma, não é preciso usar as Galinhas poedeiras no processo, o que torna tudo ainda mais barato.

O período de incubação deve durar cerca de 504 horas ou 21 dias. Por conta disso, até o dia 18, a temperatura deve ser entre 37,4 e 37,8 graus. Após isso, nos últimos 3 dias a temperatura deve ser cerca de 36,8 graus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.