Coentro

Coentro: aprenda a cultivar em casa

Muito importante para a culinária brasileira, o coentro possui um sabor marcante e é muito usado em receitas. Essa erva tem alguns benefícios para nossa saúde e não pode ficar de fora da nossa horta urbana. Afinal, o tempero fresco é ainda mais saboroso.

Sumário

Por esse motivo, separamos algumas dicas para ajudá-lo a cultivar a planta em sua casa. Além disso, você vai conhecer qual a origem dessa planta e quais seus benefícios para nossa saúde. Portanto, continue a leitura para saber tudo isso e muito mais.

Coentro: de onde vêm essa planta

Antes de mais nada vamos contar um pouco sobre a origem dessa erva tão saborosa. Apesar de ser muito famoso no Brasil, o coentro tem sua origem bem longe daqui. Segundo pesquisas, o coentro surgiu no oeste da Ásia.

Com o nome científico de Coriandrum sativum L, essa planta é usada como erva condimentar. Em nosso país, a erva é muito popular nas regiões norte e nordeste do país. Inclusive, em pratos típicos dessas regiões, o coentro é ingrediente importante.

Seus usos servem para quaisquer pratos, porém, quando falamos em pratos que usam peixes ou frutos do mar, a erva é ainda mais importante.

Então, se você é um apaixonado por moqueca, saiba que o coentro é o principal tempero usado. Mas nem todos gostam dessa erva. Devido a seu gosto forte, ele pode não agradar alguns paladares.

Quais os benefícios do coentro

Além disso, a planta possui alguns benefícios para nossa saúde. Um dos principais é que ela diminui a glicose no sangue. Contudo, a planta também auxilia a diminuir a pressão sanguínea e auxilia no bom funcionamento dos rins por conta de seu efeito diurético.

  • Combate a Insónia;
  • Facilita a perda de peso;
  • Tônico para o estômago e coração;
  • Possui vitaminas A, B1, B3, B6 e C;
  • Rico em Cobre, Magnésio, Selênio e Flavonoides;
  • Possui antioxidantes;
  • Auxilia no controle das taxas de glicose;
  • Auxilia no controle da pressão arterial.

Como cultivar a planta em casa

Se você deseja ter esses benefícios e ainda ter uma bela planta em sua horta, a dica é plantar o coentro. Afinal, consumir a erva fresca é melhor para nossa saúde e preserva ainda mais o sabor do coentro.

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o local que deseja plantar. Isso pode ser feito em vasos ou até mesmo garrafas pets. Após isso, coloque terra fértil no vaso e faça pequenos buracos para colocar as mudas do coentro.

As mudas são a base da planta, que no caso não possui folhas. Cubra essa muda com terra e regue todos os dias para que a terra se mantenha úmida. E agora é só esperar a planta nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.