carneiros

Tudo sobre carneiros, confira!

Uma carne exótica mas que está aos poucos ganhando seu espaço em nossa cultura, o carneiro é uma parte importante de nossa pecuária. Mas ainda não é um animal famoso e por esse motivo, ainda não existem muitas informações.

Inclusive, é raro até mesmo encontrar a venda de sua carne em açougues de cidades do interior. Todavia, para aqueles que gostam da sua carne, o carneiro é um animal muito apreciado. Com o termo de ovinocultura, a produção de carneiros e ovelhas ainda é pequena em nosso país.

Porém, no texto a seguir vamos contar um pouco sobre a história desse termo, para que você aprenda tudo sobre.

Ovinocultura

Esse termo é um pouco estranho, e o Brasil possui poucas cabeças quando falamos em Ovinocultura. Contudo, esse termo não é o mesmo que caprinocultura, então não se confunda. Quando falamos em ovinocultura falamos de carneiros e ovelhas.

Seja a ovinocultura de leite, corte ou lã, o setor ainda é pouco desenvolvido no país. Porém, isso vem mudando com o decorrer dos anos e estima-se que no futuro a ovinocultura brasileira seja de grande porte.

Quando falamos em ovinocultura de corte, estamos falando do abate de animais para consumo humano. O animal mais usado para isso é o carneiro, porém a ovelha também pode ser usada.

Mas também existe a ovinocultura de leite. Porém, devido à falta de investimentos no setor, o Brasil não possui uma raça que sirva para a produção. Mas, as raças que temos ao nosso dispor conseguem realizar uma boa produção de leite.

Mesmo não sendo muito usual, o leite de ovelha auxilia e muito aqueles que não podem consumir o leite de vaca.

Usos da carne de carneiro

Além do uso na gastronomia, com sabores como por exemplo o carré de cordeiro. Sim, cordeiro e carneiro são o mesmo animal. A principal diferença está no fato que o cordeiro é o animal com menos de 1 ano de idade. Enquanto o carneiro é o animal adulto.

Outro uso da carne do animal é para a fabricação de linguiça. Sabe aquela parte que fica em volta da linguiça, é parte do carneiro. Ela recebe o nome de Tripa de carneiro e é parte do animal.

Usada mais em fabricação de linguiças artesanais, o item torna a linguiça ainda mais saborosa.

Então, aposto que você não sabia de tudo isso sobre a ovinocultura no Brasil, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.