Melão como plantar

Melão como plantar

Melões, Cucumis melo, fazem parte da família Cucurbitaceae e acredita-se que tenham se originado no sul da Ásia e na Pérsia. Hoje, muitos tipos diferentes de melão são cultivados em todo o mundo. Os melões são sensíveis à geada e são monóicos (as flores masculinas e femininas são produzidas na mesma planta). As flores permanecem abertas por aproximadamente um dia e são polinizadas por insetos. Os melões são geralmente consumidos como frutas, em saladas de frutas ou como sobremesas.

Melão como plantar e suas adaptações

REQUISITOS CLIMÁTICOS para o plantio

• Temperatura ótima de germinação: 25-28°C, temperatura noturna não inferior a 18°C.

• As temperaturas ideais de crescimento à noite são 18-20°C, e de dia 24-30°C e para maturação 15-25°C.

REQUISITOS DO SOLO

Os melões podem ser cultivados em uma ampla variedade de tipos de solo, embora os solos mais leves sejam os preferidos. Os rendimentos mais altos geralmente serão produzidos em solos bem drenados, profundos e franco-argilosos. Devem ser evitados solos com alto teor de argila, onde a drenagem é dificultada e onde o oxigênio do solo provavelmente será baixo após chuva ou irrigação.

Os melões devem ser bem abastecidos com matéria orgânica e são intolerantes a grandes variações de pH do solo, que deve ficar em torno de 7,0 (H2O). A cultura também é sensível à baixa disponibilidade de Mg e dos micronutrientes Fe, Mo e B.

TIPOS DE MELÃO

MELÕES DE CARNE ALARANJADA

Os tipos Cantaloupe Eastern shipper produzem grandes frutos ovais que são rede com uma cor de pele cinza-esverdeada, que se torna amarelo-creme no amadurecimento. Geralmente, essas variedades de polpa alaranjada amadurecem rapidamente e não têm uma vida útil muito longa, mas têm um excelente sabor e aroma almiscarado.

Eastern shipper X Western Shipper As variedades de Cantaloupe têm a forma externa dos tipos de expedidor oriental, mas com carne mais firme e vida útil mais longa. Algumas variedades são cobertas com suturas, enquanto outras são sem suturas. A casca dessas variedades de polpa alaranjada de longa vida de prateleira não fica amarela no amadurecimento, mas seus indicadores de colheita estão rachando ao redor do pedúnculo, maturação da rede e uma mudança de cor da casca de verde médio para verde-limão.

Os tipos Charentais X Cantaloupe têm as propriedades de longa vida útil dos melões cruzados com o sabor requintado e a aparência atraente dos tipos Charentais. Como os verdadeiros Charentais raramente são usados ​​na África do Sul, devido ao curto prazo de validade e à distância dos mercados, muitas vezes os Charentais X Cantaloupes de longa duração são comumente referidos como Charentais. Essas frutas estão em uma classe superior própria, valorizadas por sua aparência, qualidade e sabor gastronômicos, bem como pela vida útil. Estas variedades melhoradas têm carne de cor laranja-salmão.

MELÕES DE CARNE VERDE

Os tipos Honeydew têm uma pele lisa branca/creme sem rede e tradicionalmente têm uma cor de carne verde que varia de verde pálido a médio. Embora a maioria dos Honeydews normalmente tenha carne verde, também existem algumas cultivares de polpa alaranjada.

Os tipos Galia têm uma pele verde escura e rede, que fica amarelo brilhante / profundo quando maduro. A cor da polpa é verde pálido a médio com um sabor forte e doce.

ESPECIALIDADE DE MELÕES

Os tipos de Piel de Sapo têm uma casca verde escura, que fica com uma aparência verde/amarelada quando madura. A cor da polpa é branca e pode ser levemente rosa-alaranjada ao redor da cavidade da semente. A carne é firme a crocante com um sabor forte e doce.

PRÁTICAS DE CULTIVO

PREPARAÇÃO DO SOLO PARA O PLANTIO

O solo deve ser cuidadosamente e profundamente cultivado para obter um bom sistema radicular. Isso permite o uso ideal da umidade e ajuda a prevenir doenças transmitidas pelo solo. As raízes se desenvolvem a uma profundidade de 30-40 cm e a estrutura do solo nesse nível deve ser ótima. Os solos devem ter drenagem livre abaixo de 1,2 m.

É aconselhável que as plantas sejam cultivadas em canteiros elevados de pelo menos 10 cm de altura. As camas devem estar a 1,8 m de distância (do centro da cama ao centro da cama) e o mais largo possível em cima. Os caminhos devem ter pelo menos 60 cm de largura.

PERÍODOS DE PLANTIO

Os melões são plantados principalmente na primavera e nos meses de verão, com plantio limitado durante o inverno na parte mais quente do norte da África do Sul.

POPULAÇÃO E ESPAÇAMENTO DA PLANTA

Recomenda-se um espaçamento geral entre 8.000 a 16.000 plantas por hectare.

PRODUÇÃO DE MUDAS

As mudas são usadas para produzir plantas precoces onde as temperaturas do solo ao ar livre são muito frias para a germinação. Use mudas de bloco ou módulo de turfa de um viveiro respeitável.

TRANSPLANTE DE MUDAS

As mudas devem ser transplantadas e regadas o mais rápido possível após serem obtidas no viveiro. As bandejas de plantio devem ser mantidas frescas e úmidas na sombra até serem usadas. Ao transplantar, as raízes não devem ser danificadas pela aplicação de pressão desnecessária ao redor do módulo radicular. O solo deve ser regado em contato com as raízes, em vez de pressionado.

FERTILIZAÇÃO

Uma análise do solo pré-plantio deve ser feita pelo menos seis meses antes do plantio, pois isso constitui a base para o planejamento do programa de fertilizantes. Os solos devem ser analisados ​​para EC (condutividade elétrica), pH, Na, P, K, Ca, Mg, Zn, S, B e Mo. Os melões são razoavelmente sensíveis ao sal, apresentando uma redução de rendimento de 50% na faixa de EC 4-6 (mMhos/cm a 25°C). Consulte um especialista em fertilizantes ou solo sobre outros remédios necessários em termos de resultado de amostra de solo.

Exigências de nutrientes aproximadas dependendo do tipo de solo, análises do solo e carga da cultura;

N: 125-225 kg/ha: 30% pré-plantio e o restante em duas coberturas.

P: 15-200 kg/ha: Aplicar pré-plantio e trabalhar até a profundidade da raiz.

K: 50-350 kg/ha: 30% pré-plantio e o restante em duas coberturas, simultaneamente com

a aplicação N (por exemplo, KNO3).

Além das análises do solo, a qualidade da água deve ser analisada, pois pode afetar o crescimento da planta.

IRRIGAÇÃO

Fase 1: Semeadura até a emergência: Irrigar com água pura até a capacidade de campo, a uma profundidade de pelo menos 1m antes da semeadura/transplante. Mantenha o perfil do solo na capacidade de campo até que as mudas tenham emergido ou as raízes estejam crescendo fortemente a partir do módulo de mudas.

Estágio 2: Emergência até a frutificação inicial: As plantas devem ser regadas com mais intensidade em uma frequência mais baixa antes da frutificação. Use a cor da planta como guia. Permita que as plantas fiquem um pouco estressadas para induzir o crescimento profundo das raízes. Quando áreas de plantas estressadas se desenvolverem no campo ao meio-dia, aplique água.

Fase 3: Primeira frutificação até a colheita: Durante a ampliação dos frutos, a irrigação deve ser frequente e leve.

A irrigação deve ser reduzida ou interrompida 7 a 10 dias antes da colheita.

ABELHAS E POLINIZAÇÃO

As plantas de melão têm flores masculinas e femininas separadas na mesma planta e as abelhas são necessárias para a polinização. Quando as flores aparecem, uma colmeia de abelhas deve ser colocada por 4 ha.

COLHEITA

Geralmente a colheita ocorre 11-17 semanas após o plantio. Um campo pode ser colhido várias vezes, com 2-3 dias de intervalo.

Os melões devem ser colhidos no início da manhã, pois as frutas quentes respiram muito mais rapidamente e levam a frutas maduras demais no momento da entrega.

Corte o caule com cerca de 2-4 cm de comprimento; não puxe frutos das videiras. As hastes mais longas dificultam a entrada de podridões no melão. A higienização regular de facas e tesouras de poda é essencial.

Os frutos colhidos devem ser mantidos à sombra e transportados para a casa de embalagem no menor tempo possível para evitar o aumento da temperatura dos frutos e minimizar a perda de umidade.

O melão Cantaloupe é colhido quando fisiologicamente maduro e a cor da polpa atingiu um laranja médio a profundo. A carne deve ser firme, não crocante e não vítrea. A membrana na cavidade da semente deve estar úmida e começando a se desprender da parede do ovário. A aparência elevada e bem arredondada da rede na casca do fruto também é um indicador de maturidade. A cor da casca da fruta muda de verde para amarelo-palha com o Eastern Shipper Cantaloupes. Com prazo de validade prolongado de Cantaloupes e híbridos Charentais, a cor da casca muda de verde médio para verde limão durante o amadurecimento.

O melão Honeydew é colhido quando fisiologicamente maduro e maduro. A casca deve ser branca ou creme, e não verde. A cor da carne deve ser pálida a verde médio e ligeiramente translúcida. As texturas variam de firmes a levemente macias, mas nunca devem ser crocantes. A membrana na cavidade da semente deve estar úmida e começando a se desprender da parede do ovário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.