O que é Ora-pro-nóbis

O que é Ora-pro-nóbis

Como cultivar

A ora-pro-nóbis e de fácil cultivo, podendo ser feito por sementes ou pelo processo de desenvolvimento por estacas.

Por estacas usam-se os ramos com cerca de 20cm. A estaca enraíza com facilidade devendo ser plantada em saco plástico, previamente preparado com terra e esterco curtido (ou humus de minhoca), mantido sob condições de rega diária, sob o sol ou a meia sombra.

Quando bem enraizada e desenvolvida, deve ser transplantada para o local definitivo ao sol, onde a muda possa se apoiar em cerca, caramanchão ou jirau.

Observação importante! Nao se esqueça que cultivará uma planta para benefício a sua saúde, portanto, escolha um local longe de esgoto, fossa, deposito de lixo e estacionamento de veículos.

Curiosidades

O nome popular ora-pro-nóbis vem do latim e significa “rogai por nós”, já o nome Pereskia, relativo ao gênero, foi dado em 1754 como homenagem ao cientista Nicolas Claude Fabri de Peiresc (1580-1637). O nome relativo a espécie: aculeata, vem do latim aculeus que significa espinho ou agulha, devido ao hábito do desenvolvimento da planta.

Há relatos desde o início do século XX do seu uso na culinária e no tratamento de Tumores. Em casos de anemia e recomendada como complemento alimentar e, nas práticas populares em saúde, para o tratamento de furúnculos e queimaduras.

Estudos morfológicos recentes em cultura de células de fibroblastos demonstraram o efeito benéfico do extrato da ora-pro-nóbis por conter mucilagem, corroborando o seu uso popular para cicatrização de feridas.

Conheça os aspectos nutricionais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 a 30% da população mundial adulta apresentam anemia ferropriva (por deficiência de ferro). As folhas da ora-pro-nóbis apresentam alto teor de ferro, podendo ser superior a vários alimentos referidos popularmente como fonte de ferro, tais como: beterraba crua ou cozida, couve manteiga refogada, espinafre refogado, fígado bovino grelhado, grão de bico, lentilha e vários tipos de feijões (fradinho; preto; roxo e carioca).

A folha desidratada (seca) da ora-pro-nóbis pode ser utilizada como suplemento proteico e vitamínico-mineral, pois tem em torno de 28% de proteína (superior a carne e ao feijão), além de cálcio, ferro, zinco, manganês, magnésio e potássio em grandes proporções. Além disso, sua folha e rica em ácido fólico e vitaminas C e E.

A proteína presente na folha da ora-pro-nóbis tem lisina em sua composição em quantidades maiores do que no feijão, milho e outros vegetais. A lisina e um aminoácido essencial, ou seja, não pode faltar na alimentação. Outro aminoácido essencial presente em grande quantidade na ora-pro-nóbis e o triptofano, precursor da serotonina, um hormônio associado a sensação de bem-estar, sendo benéfico como antidepressivo natural.

Ficha da ora-pro-nóbis

Nomes populares: ora-pro-nóbis, iobrobô, iobrobó, carne de pobre, guaiapá e mori.

Nome científico: Pereskia aculeata Mill.

Família: Cactaceae.

Parte usada: Folha.

Como reconhecer

A ora-pro-nóbis e uma planta brasileira, alimentícia e medicinal, nativa no Sul, Sudeste e Nordeste do país. E arbustiva, de ramos longos e com espinhos, fixa-se como uma trepadeira nos apoios que encontra. As folhas são simples e carnosas, medindo de 3 a 8 cm de comprimento. As flores são de cor branca e estão dispostas em inflorescências. Os frutos são globosos (redondos), amarelos e de sementes pretas.

Aprenda algumas receitas

Pode-se usar as folhas da ora-pro-nóbis tanto cruas quanto refogadas/cozidas em saladas, sopas, patês, omeletes, refogados, bolinhos e sucos. A seguir listamos vários exemplos de pratos culinários com a ora-pro-nóbis:

Ora-pro-nóbis refogado

Ingredientes:

  • 100 g de tolhas da ora-pro-nóbis
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas e deixá-las escorrendo em peneira ou escorredor até ficarem mais secas. Após isto, podem ser picadas ou mantidas inteiras. Em seguida, leve ao fogo brando uma frigideira ou panela de boca bem larga, coloque o óleo e o alho bem picadinho, de imediato adicione as folhas de ora-pro-nóbis e refogue rapidamente como se faz com couve e desligue o fogo. Acrescente o sal e o cheiro verde a gosto.

Como fazer Pastas ora-pro-nóbis

Para preparar uma pasta não há segredos, basta juntar os ingredientes. A quantidade de cada um vai depender das preferências pessoais e do bom-senso. Depois de pronto, guarde num pote de boca larga para facilitar a retirada e use como recheio de tapioca, por exemplo.

Também pode acompanhar batatas, inhame e mandioca cozida, além de servir de molhos para saladas, bastando deixar numa consistência mais molinha, como são os molhos.

Pasta de cenoura com ora-pro-nóbis

Rale a cenoura no ralador mais fino e pique bem picadinha a ora-pro-nóbis. Tempere com sal, limão, azeite, cebola picadinha e orégano.

Pode-se acrescentar pimenta vermelha (suave), a gosto. Misture bem até virar uma pasta macia.

Pasta de abacate com ora-pro-nóbis

Amasse o abacate e misture com a ora-pro-nóbis bem picadinha. Tempere com sal, limão, tomate picadinho, azeite e cebola picadinha.

Pode-se acrescentar pimenta vermelha (suave), a gosto.

Pasta de abobrinha com ora-pro-nóbis

Rale no ralador mais fino e faça como a pasta de cenoura.

Pasta de gergelim com ora-pro-nóbis

Bata a pasta de gergelim (tahine) com uma colher após acrescentar um pouco de água (o suficiente para diluir um pouco a pasta) e limão. Quando ficar bem cremosa e com uma cor mais clara, é só acrescentar a ora-pro-nóbis bem picadinha. É opcional acrescentar outros temperos.

Pasta de berinjela com ora-pro-nóbis

Cozinhe a berinjela e bata no liquidificador com a ora-pro-nóbis, acrescentando temperos variados, inclusive a pasta de tahine.

Pasta de grão de bico com ora-pro-nóbis

Deixe o grão de bico de molho por 10h, retire o excesso de casca e cozinhe na pressão por 5 minutos, com pouca água. Bata com a mesma água no liquidificador, acrescentando a ora-pro-nóbis e temperos de sua preferência.

Chá ou suco de ora-pro-nóbis

Ingredientes:

  • 10 folhas medias de ora-pro-nóbis
  • Algumas folhas de erva aromática (Ex: hortelã, manjericão, salsa, coentro etc.)
  • 1 a 2 macas medias picadas ou outra fruta a escolher.
  • 50 a 100 ml de água filtrada ou água de coco

Opcional: 1 colher de sopa (deixar de molho por 1h) de sementes de linhaça, chia, gergelim ou girassol.

Modo de preparo:

Lavar bem os ingredientes em água corrente. Bater tudo no liquidificador e coar, exceto as sementes (que deverão ser batidas depois) sem coar.

Caso prefira, não coe ou coe parcialmente, cuidando para que não fique muito fibroso.

Material de apoio: https://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/06/Folder-Ora-Pro-Nobis.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.