Boldo

Boldo: saiba tudo sobre essa planta

Bastante popular em regiões do interior do Brasil, o Boldo possui alguns benefícios para a nossa saúde. Muitos tomam chá de boldo até mesmo quando estão de ressaca, pois as propriedades medicinais da planta auxiliam nesse processo.

Contudo, os benefícios da planta se estendem a outros vários. Porém, uma ótima maneira de obter esses benefícios é consumindo o chá da planta ao invés das versões industriais. Então, continue a leitura do texto a seguir para saber quais os benefícios e como cultivar o boldo em sua casa.

Benefícios do chá de boldo

O boldo é uma planta muito importante, sendo também parente de outras poderosas plantas como a Melissa e a Hortelã. Com o nome científico de Peomus Boldus, a planta é nativa da América do Sul, tendo sua origem no Chile.

Nesse caso específico estamos falando de uma espécie arbórea do boldo. Também chamado de boldo do Chile, essa espécie pode chegar a ter entre 12 e 15 metros de altura. Mas calma, existem variações que conseguem se adaptar bem aos vasos. Um dos principais benefícios que a planta possui é na melhoria da saúde do nosso fígado. Além disso, o chá de boldo é excelente para nossa saúde digestiva e por conta disso, ele é usado para tratarmos a ressaca.

A intoxicação por excesso de bebida alcoólica pode ser fatal e a melhor maneira de evitar é bebendo com moderação. Mas o consumo regular do chá de boldo pode auxiliar em casos de excesso.

Como cultivar a planta em casa

A primeira coisa a se fazer é selecionar uma espécie de boldo que se dê bem em vasos. A melhor espécie que podemos ter em casa é o chamado Boldo da Terra. Com o nome científico de Plectranthus barbatus, é ele que vemos nos quintais de nossas avós.

Após isso, busque por um solo fértil e com grande quantidade de nutrientes. Essa parte é uma das mais importantes, pois sem ela a planta não consegue se desenvolver. Essa espécie de boldo chega a ter 2 metros de altura.

Mas ela pode se dar muito bem em vasos grandes. E também é importante deixá-la no sol, por no mínimo 4 horas diárias. Já sobre a água, a planta não exige muito, precisando apenas de rega quando a terra estiver seca.

Viu, é muito fácil ter o boldo em sua casa e com isso você terá todos os benefícios que a planta oferece para a sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.