Caprinocultura

Caprinocultura: saiba tudo sobre o termo

Nosso país é conhecido em todo o mundo por sua produção de alimentos e carne, mas a caprinocultura ainda não é tão conhecida. Afinal, o setor ainda não possui dimensões industriais e importantes para a pecuária.

Contudo, mesmo assim o setor ainda é muito importante para algumas regiões do Brasil. Dessa forma, se você deseja conhecer esse setor e conhecer como é a caprinocultura no nosso país, continue a leitura do texto a seguir.

Caprinocultura de corte

Em primeiro lugar, vamos falar sobre um termo que é similar a outras culturas pecuárias: a caprinocultura de corte. Apesar da carne de cabra e bode não ser muito apreciada em nosso país, algumas regiões estão começando a desenvolver o setor.

A principal região que possui um rebanho de caprinos é a região do nordeste. Por lá, a cultura permite a criação de caprinocultura de corte tem força e é uma parte importante. Um dos pratos mais famosos da região é feito com o animal.

Tendo sido trazido para o Brasil, o prato chamado de buchada de bode, é um item apreciado pelos nordestinos. Contudo, ainda existem outros pratos que são feitos com o uso da caprinocultura de corte.

Afinal, mais de 90% do rebanho de cabras e bodes estão localizados na região do nordeste. Seja para pratos exóticos ou apenas que ressaltam o que o nordeste tem de melhor, mesmo o rebanho da caprinocultura sendo pequeno, ele ainda é importante.

Caprinocultura de corte
Caprinocultura de corte

Caprinocultura de leite

Esse setor talvez seja mais conhecido, pois o queijo de cabra é muito conhecido por todo o Brasil. Quando falamos em caprinocultura de leite, estamos falando de um setor importante para a economia e ainda mais importante para a cultura do país.

Devido ao público intolerante à lactose, é preciso encontrar alternativas para evitar o problema da falta de cálcio. E é aí que entra o leite de cabra, que possui menos gordura que o leite comum de vaca, e ainda possui nutrientes diferentes.

De novo, a caprinocultura de leite, assim como a de corte, é mais forte no nordeste do país. Por lá, além do consumo do leite, temos também o consumo do queijo de cabra. Esse último item é popular em outras regiões do pais. Além disso, também é muito usado como ingrediente da culinária gourmet.

E você, sabia disso tudo?

Caprinocultura de leite
Caprinocultura de leite

Compartilhe com seus amigos que gostam de um bom leite de cabra ou da culinária nordestina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.