Cacau

Cacau: saiba tudo sobre a planta que dá origem ao chocolate

Uma das guloseimas mais deliciosas que existem é o chocolate, um derivado do cacau. Contudo, muitos não conhecem a fruta que dá origem a tão saboroso alimento. Além de ser rica em vitaminas e minerais, o cacau ainda é uma planta típica do Brasil.

Então, se você quer saber tudo sobre esse fruto e como é feito o chocolate, continue a leitura do nosso texto. Afinal, além disso, vamos contar como o chocolate é fabricado e como ele se torna doce.

E já compartilhe com seus amigos que amam chocolate!

Cacau: origem do alimento

Muitos acreditavam que o cacau teria sua origem no continente europeu. Afinal, o chocolate mais famoso e mais saboroso que temos conhecimento é o chocolate suíço. Porém, alguns estudos concluíram que isso está errado.

O cacauzeiro, nome da árvore que gera o fruto, é uma árvore brasileira. Pois é, diferente do que se pensava, o cacau, que recebe o nome científico de Theobroma cacao. A planta já era consumida há quase 6 mil anos.

Além da fabricação do chocolate, o cacau serve para outras coisas. Muitos nutricionistas estão indicando o chamado cacau em pó como alimento. E seus benefícios são inúmeras que vão desde o combate e prevenção ao câncer até a melhora do humor.

Portanto, ao invés de consumir chocolate ao leite ou outras variações, coloque cacau em pó na sua dieta. Pois, até mesmo se você sofrer com diabetes, o cacau em pó auxilia o pâncreas a secretar insulina.

Uma dica é consumir cacau em pó com banana amassada. Além de ficar uma delícia, o prato ainda melhora e muito sua saúde.

Origem do Cacau
Origem do Cacau

Como é feito o chocolate

A primeira etapa do processo é a colheita do fruto do cacauzeiro. O cacau, para produzir chocolate deve ser colhido ainda maduro. Esse processo ocorre de forma parecida com o café, que também deve ser colhido maduro.

Após isso, o cacau deve ser seco e esse é um processo que pode demorar. Para ser feito, os responsáveis pela produção devem colocar os frutos do cacau sob o sol. Então, quando isso é feito, é preciso retirar a semente do cacau.

É essa semente que produz o chocolate. O sabor é amargo, por isso falamos que o chocolate com mais cacau é meio amargo ou amargo. Então, o último passo é realizar um processo de mistura com leite e açúcar.

E pronto, daí surge o chocolate como conhecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.