café brasileiro

Conheça a produção de café do Brasil

Quem não ama aquele cafezinho logo de manhã cedo né? Pois é, sem a produção de café que possuímos no Brasil, nada disso seria possível. Mas por conta de diversos fatores nem nos damos conta do quão importante essa atividade é para o nosso país.

Então, se você é um daqueles apaixonados por café, esse texto vai ser ótimo para você. Nele vamos contar um pouco sobre a história do café e como ele é importante para o país. E compartilhe isso com seus amigos que também amam café.

História do café

Bebida presente em quase todas as mesas dos brasileiros, a cultura do café é muito rica em nosso país. Porém, o que muitas pessoas ainda desconhecem é sobre quando tudo isso começou.

Existem algumas versões que contam a história do início do consumo do café. O grão é nativo do continente africano e a bebida só começou a ser preparada quando um monge etíope percebeu algo diferente.

Devido a sua curiosidade, o monge decidiu fazer um chá com os grãos da planta e logo notou um sabor diferente. Além disso, o monge sentiu-se mais agitado. Por esse motivo, logo o monge passou a consumir a bebida com frequência.

produção de café do Brasil
produção de café do Brasil

Então, com o passar dos anos a bebida começou a ganhar o mundo todo. Hoje, o café é considerado uma das bebidas mais consumidas em todo o globo. E no Brasil não foi diferente, pois até mesmo na política o café teve sua importância.

Café no Brasil

A produção do café no Brasil começou no século 17. Esse início começou no estado do Pará, na capital do estado. Contudo, logo teve início uma expansão que fez com que essa produção atingisse outros estados, até chegar em São Paulo.

O estado paulista logo se tornou um dos maiores produtores de café de todo o país. Porém, um fato curioso é que essa produção só se tornou grande devido a mão de obra escrava. E logo outros estados do país começaram a produzir o grão.

Hoje em dia, o Brasil se tornou o maior produtor mundial do grão. O café brasileiro passou a ser sinônimo de sabor e até mesmo luxo em alguns países. O segundo maior produtor é o Vietnã, mas sua produção é cerca de 50% menor que a do Brasil.

Café no Brasil
Café no Brasil

E o café continua fazendo novos fãs todos os dias.

Não deixe de compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.