café

Como ter um café de qualidade? Confira!

Acordar de manhã e tomar um café de qualidade, é a melhor coisa que se tem. Apesar do senso comum acreditar que o local onde a planta cresce influencie, ela tem pouca ligação com a qualidade final do café. Dessa forma, o manejo que você, agricultor, terá com o grão, é o que vai determinar de fato, sua qualidade.

Sumário

Pois é, produzir uma boa safra de café é algo que todo o cafeicultor deseja. Além dos preços estarem cada vez melhores, o grão tem se tornado ainda mais amado. Afinal, o brasileiro depende do cafezinho para despertar e ir para a luta.

A cafeicultura

A cafeicultura é uma das áreas mais competitivas que temos na agricultura. A importância que o grão possui para nossa história é enorme. Apesar de hoje em dia a política não girar em torno dessa produção, ela ainda busca na cafeicultura formas de se manter.

Portanto, nossa economia toda se baseia na agricultura e pecuária e com isso, na produção de café. Mas o consumidor está cada vez mais exigente e isso se tornou uma necessidade para o cafeicultor.

Por conta disso, no texto a seguir vamos contar um pouco sobre o que é um café de qualidade e o que influencia nisso.

Por que produzir um café de qualidade

Existem diversos motivos que levam você a produzir um bom grão de café. Em primeiro lugar, precisamos entender o que é um café de qualidade. Apesar de cada pessoa ter uma opinião sobre, existem maneiras de descobrir isso.

Uma delas é analisando a origem do grão. Segundo especialistas, o ideal é que o café seja Arábico. Porém, ouvimos falar nesse nome mas muitos não sabem. Os cafés se dividem em 2 grandes grupos: o Arábico e o Robusto.

Mais sobre as espécie de café

O primeiro é uma espécie de café nativa da Arábia. Com o nome científico de Coffea arábica, esse é um dos melhores cafés que podemos produzir. O motivo é sua baixa quantidade de cafeína: ele possui 50% menos do que a espécie Robusta.

café
café torrado | imagem: freepik.com

Essa segunda espécie é nativa da África ocidental e possui o nome científico de Coffea canephora. Por ter mais cafeína, ele se torna mais amargo do que o café arábico. Portanto, uma das maneiras de definir se é mesmo um café de qualidade é pelo sabor. Quanto menos amargo, mais qualidade é a bebida.

Todavia, o grão pode perder a qualidade a depender da forma como é manejado. Existem diversos fatores que interferem na qualidade do grão de café. Nesse caso, é responsabilidade do cafeicultor melhorar a produção. Conheça mais sobre: produção de café do Brasil.

Pois, isso auxilia no ganho ainda maior no produto.

Quais itens interferem na hora de produzir um café de qualidade

Existem diversos itens que podem interferir e tornar um café de menos ou mais qualidade. Em primeiro lugar, temos a qualidade do solo. Esse é um fator chave para qualquer produção, visto que se o solo não for nutrido, ele não irá servir o cafeeiro.

Aqui entra o segundo item importante: a genética e a nutrição que o cafeeiro irá receber. Sem esses dois itens, se torna impossível gerar bons grãos. Uma ótima maneira de lidar com as questões possíveis de serem lidadas, é por meio do controle de todo o cafezal.

Além disso, é preciso ter um bom manejo do cafezal, que envolve realizar a correta colheita dos grãos. Dessa forma, uma dica que podemos dar é realizar esse controle com auxílio de um técnico na área.

Pois, com isso, você evita diversos problemas e consegue controlar tudo que possa ocorrer na sua produção.

Legal né? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.