raça Devon

Devon: conheça tudo sobre essa raça de corte

Uma das raças mais antigas do mundo, o gado Devon é cheio de fatos curiosos que os tornam excelentes para a pecuária. Apesar de não ser muito conhecida, ela é cheia de características que a fazem ser ótimas opções para os criadores de gados.

Por ser uma raça antiga, o animal possui maior respeito e alguns fatores que o fazem ser amado em diversos cantos do mundo. O anima mostra ser adaptável a diversos ambientes e isso o faz ser ainda mais necessário em nosso país.

Mesmo não sendo tão famoso, esse animal fez seu nome em todo o mundo. Com porte médio, ele começou a poucos anos a se espalhar por todo nosso país. Além disso, outros usos que o animal permite envolvem cruzamento.

Mas calma, que vamos contar tudo isso em detalhes no texto a seguir. Então, continue a leitura e saiba qual a origem do gado Devon e quais são suas principais características.

Origem da raça Devon

Em nosso primeiro tópico vamos contar qual a origem da raça conhecida por Devon. Pois, após sabermos disso, fica mais fácil entender o porquê as características que o animal possui são importantes. Mas também, é uma boa forma de aprendermos um pouco mais sobre a pecuária mundial.

Apesar de ter mudado muito nos últimos cem anos, o Devon ainda é muito importante para a história da pecuária como um todo. Pois, segundo registros, essa raça é considerada uma das mais antigas do Reino Unido e uma das primeiras raças do mundo. Considerada uma raça indígena, o animal foi descoberto na Inglaterra.

Segundo o Livro genealógico, que foi lançado no ano de 1850, a raça já era criada desde o século 18. A partir daí, o animal começou a se espalhar por toda a Inglaterra.

Já no século 20, a raça chegou a todo o mundo, e de lá pra cá muitas características mudaram.
Assim sendo, a raça também chegou ao Brasil, no ano de 1906. Foi o pecuarista Assis Brasil, que vivia na região chamada de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. 8 anos depois, o pecuarista Visconde Ribeiro de Magalhães trouxe mais um lot da raça.

A importação vinha da Inglaterra, e os animais eram considerados puros.

Características do animal

O Devon, mostrou ser uma excelente raça para a pecuária. Por diversas razões o animal mudou muito nos últimos 60 anos. Contudo, todas essas mudanças foram para melhor, e o animal fica cada vez mais incrível.

Ele é nativo de uma região chuvosa e úmida, mas que no inverno é bastante fria. Assim sendo, toda a evolução do animal ocorreu nesta região. Mas suas características incluem olhos escuros e pelo alaranjado, que auxilia na proteção contra raios de sol.

Por conta disso, eles se dão muito bem em nosso país.

Além disso, as fêmeas dessa raça resistem a diversos problemas. Um ponto positivo é que a parição ocorre de forma bem tranquila. Ademais, as vacas da raça Devon são bem férteis e se adaptam muito bem.

O mesmo vale para os bois dessa raça. Pois, um dos principais motivos que tornam a raça tão importante para nosso país é isso: adaptabilidade. Afinal, somos um país com clima tropical, e os animais precisam enfrentar temperaturas altas em alguns casos.

Por último, mas não menos importante, essa é uma raça muito dócil e muito fácil de ser manejada. Com porte médio, ela também é usada para cruzamentos com outras raças.

Um ótimo exemplo é a raça chamada de Bravon, que é o cruzamento de raças zebuínas com o Devon.

Legal né?

Compartilhe o texto agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.