Feijão: saiba tudo sobre o vegetal
Presente na mesa dos brasileiros, o feijão é um item que não pode faltar. Pois, quem não gosta de comer um bom arroz com feijão no almoço, né? Porém, mesmo sendo muito consumido, muitos de nós não conhecemos a fundo o produto.
Assim sendo, no texto a seguir vamos contar a história desse produto tão importante. Da mesma forma, vamos contar qual a importância desse produto para a agricultura brasileira. Dessa forma, se deseja saber tudo isso, continue a leitura do texto a seguir.
Feijão: qual a história do produto
O feijão é da família chamada de leguminosas. Do mesmo que o amendoim, a soja, o grão de bico e a ervilha, o feijão faz parte da família Fabaceae, De forma resumida, as leguminosas são grãos que nascem em tecidos fibrosos.
Existem ao todo mais de 40 mil espécies de feijão, mas nem todos podem ser consumidos por nós. E o feijão é importante para o Brasil, e estamos na lista dos maiores produtores mundiais do grão.
São diversos tipos de feijão produzidos no Brasil. Abaixo você confere uma lista com os 10 tipos de feijão mais consumidos no país.
- Carioca
- Preto
- Branco
- Fradinho
- Cavalo
- Rajado
- Jalo
- Rosinha
- Mulatinho
- Vermelho
Cada um desses feijões possui um benefício para nossa saúde. Entre os mais conhecidos podemos citar o carioquinha e o feijão preto. Uma curiosidade do feijão carioca é que o nome tem a ver com uma raça de porco que possui a mesma cor.
Diferente do que algumas pessoas imaginam, o feijão carioca não foi descoberto no Rio de Janeiro e sim em São Paulo. A descoberta foi na cidade de Palmital e o feijão nasceu após outros feijões terem se cruzado.
Benefícios do feijão para nossa saúde
Um dos itens mais importantes para nossa saúde é o feijão. Em primeiro lugar, o feijão combate a anemia por conta de sua grande quantidade de ferro. Estima-se que o a cada 100 gramas do grão, exista 5 mg do nutriente.
Mas isso só é possível se junto ao feijão você consumir alguma fruta que contenha vitamina C. Além disso, é importante deixá-lo de molho antes de cozinhar, para retirar possíveis elementos tóxicos.
Outro benefício é que o feijão auxilia na diminuição do colesterol, além de auxiliar a emagrecer, ainda é bom para melhorar a circulação. Então, é hora de colocar o feijão em sua dieta e consumi-lo com frequência. Sua saúde agradece!