Soja

O Cultivo do Soja no Brasil! Conheça mais sobre esse alimento.

Item de grande valor para a economia do nosso país, a soja possui algumas curiosidades bem legais. A soja é um dos alimentos mais usados em todo o mundo, devido a sua grande gama de possibilidades. Podemos fazer carne, leite, farinhas e até mesmo óleo de cozinha.

Porém, além disso, a soja ainda possui alguns outros benefícios bem interessantes que você deve conhecer agora. Então, continue lendo o texto a seguir e conheça de uma vez por todas a nossa querida soja.

O nome científico da soja é Glycine max e é da mesma família do feijão, da ervilha e da lentilha. Porém, a soja não é nativa do Brasil. O país que deu origem ao alimento é asiático, e muitos afirmam que foi na China enquanto outros afirmam que foi no Japão. O fato é que o alimento se espalhou por todo mundo.

Em nossa alimentação, a soja possui diversas facetas. Por exemplo: óleo e molho de soja, carne de soja, leite ou num típico prato oriental: o Tofu. Além disso, o item também pode ser usado para o preparo de rações animais.

soja do país
soja do país

Já o nome Soja tem origem oriental e por lá é chamado de Shoyu. Por esse motivo, aquele saboroso molho que usamos no Sushi também recebe esse nome.

Nosso país tornou-se um dos maiores produtores de soja de todo o globo, sendo o segundo maior. O Brasil perde apenas para os EUA quando o assunto é produção de soja. A leguminosa é importante para nossa economia devido a seu valor venal. Assim sendo, nosso querido Brasil tende a aumentar cada vez mais a produção do item.

Estados que mais produzem soja no Brasil

Apesar do Brasil ser o segundo maior produtor de soja do mundo, nem todos os estados produzem o item. Afinal, devido às dimensões que nosso país possui, seria difícil que isso fosse possível. Porém, alguns nomes são bem conhecidos, como por exemplo, Goiás.

Soja no Brasil
Soja no Brasil

O estado é considerado um dos maiores produtores de soja do país. Mas ainda podemos citar alguns outros estados que também produzem o vegetal. Veja abaixo a lista com alguns desses estados.

  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
  • Maranhão
  • Tocantins
  • Piauí
  • Pará
  • Santa Catarina

Nesses estados, a tecnologia têm se tornado fator importante que vêm auxiliando na evolução das técnicas de plantio. São maquinários, sementes modificadas e até mesmo insumos agrícolas que combatem pragas. Tudo isso com o foco no aumento da produção da soja no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.