Plantas carnívoras

Plantas carnívoras: já ouviu falar nelas?

Plantas que comem moscas ou outros insetos parecem ter saído de um filme de terror, né? Mas a verdade é que existem algumas espécies de plantas que são carnívoras. Apesar de gerar repulsa à primeira vista, essas plantas são incríveis.

Por conta disso, no texto a seguir vamos explicar um pouco sobre as plantas carnívoras e como elas se alimentam. Além disso, você também vai descobrir o habitat dessas plantas e também se pode tê-las em sua casa.

Afinal, o que é uma planta carnívora?

Quando falamos em natureza, existem inúmeras espécies e muitas delas surpreendem. Como é o caso das plantas carnívoras, que são uma parte muito importante da nossa natureza.
O termo planta carnívora se refere a um grupo que engloba cerca de 600 espécies. Porém, apesar do nome, essas plantas ainda são consideradas autótrofas/heterótrofas. Se você estudou biologia deve saber sobre isso. Mas caso não saiba, abaixo vamos contar um pouco sobre.

Existem dois tipos de organismo: os autótrofos e os heterótrofos. O primeiro termo, se refere aos organismos que produzem seu próprio alimento. Já o segundo representa os seres vivos que precisam de outros animais para se manterem vivos.

Então, as plantas carnívoras são sim produtoras do seu próprio alimento. Contudo, devido ao habitat pobre onde essas plantas nascem, elas precisam complementar a alimentação. Por conta disso, elas são híbridas. No caso do seu habitat natural, elas são plantas que nascem em brejos ou em locais com solos pobres em nutrientes.

Além de sua famosa boca, essas plantas possuem um sistema digestivo simplificado. Este por sua vez auxilia a planta a digerir pequenos insetos ou até mesmo pequenos animais.

Posso ter uma planta carnívora em casa?

Agora chegamos ao tópico favorito dos jardineiros de plantão. Afinal, eu posso ou não ter uma planta carnívora em casa?

Para sua alegria, sim, você pode ter a planta carnívora em sua casa. Porém, é preciso seguir algumas regras para que a planta consiga crescer saudável. Acima de tudo, você precisa se atentar ao habitat da planta.

Posso ter uma planta carnívora em casa
Posso ter uma planta carnívora em casa

Nada de oferecer um solo rico em nutrientes, pois a planta só nasce em locais pobres. Assim sendo, busque formas de oferecer um solo parecido com brejos. E coloque a planta perto de janelas ou em local externo, para que ela se alimente.

Sobre a rega ideal, não existe nada a respeito, apenas busque manter o solo o mais perto possível do original. E assim, logo você terá um exemplo lindo e diferente de planta em sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.