os benefícios da alface

Saiba quais os benefícios da alface

Seja na salada ou em algum lanche, o fato é que a alface é uma delícia. Existem diversas versões da planta que agradam a todos os gostos. Contudo, muitos não conhecem suas propriedades tão a fundo como deveria.

Por esse motivo, no texto a seguir separamos algumas informações muito úteis sobre a alface. Então se você gosta da verdura continue a leitura do texto a seguir. Pois, iremos contar um pouco sobre a alface e seus benefícios.

O que é a alface?

A alface é um elemento básico no prato de muitos brasileiros. A verdura é rica em diversos nutrientes e por ser de fácil cultivo é fácil encontrá-las. Porém, a planta não é nativa do nosso país.

Sua origem é bem antiga e estudos afirmam que ela surgiu no mediterrâneo. Além disso, a data é de 500 anos antes de Cristo. Quem a trouxe para o Brasil foram os portugueses, por volta do século 18.

Assim sendo, nós brasileiros nos apaixonamos pela alface. Ela se deu bem em diversos pratos brasileiros. Mas o que muitos brasileiros não sabem é que a planta é cheia de benefícios. Isso mesmo, a parente de outras verduras como chicória, almeirão e até mesmo a alcachofra é rica em diversos benefícios.

Ao todo existem 7 diferentes tipos de alfaces. Veja abaixo quais são:

  • Romana
  • Roxa
  • Lisa
  • Mimosa
  • Frisada
  • Crespa
  • Americana

As duas últimas versões são as mais famosas e as que mais encontramos nos mercados próximos a nossas casas.

Benefícios da alface para a saúde:

Cada tipo de alface fornece um tipo de nutriente para nosso organismo. Contudo, todas tem alguns grupos de nutrientes em comum. Em primeiro lugar, a alface é uma aliada da saciedade. Então se está em busca de emagrecimento, a alface é uma ótima forma.

O que ocorre é que a folha possui uma grande quantidade de fibras. Logo, ela gera uma sensação de barriga cheia e comemos menos do que gostaríamos. Por esse motivo, muitos nutricionistas a colocam em nossas dietas.

Outro ponto positivo da verdura é que ela possui algumas vitaminas do complexo B. Esse grupo de vitaminas serve para diversos processos no nosso organismo. Além disso, ela possui vitaminas C e A.

Essas duas vitaminas são ótimas para nossa saúde e nossa imunidade. E os benefícios se estendem ainda mais, portanto coloque já a alface em sua dieta. Além de ser barata, ela fica ótima temperada com um limão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.