Clitoria ternatea

Clitória ternátea: conheça uma das espécies mais lindas do mundo

Quando falamos em plantas, pensamos apenas naquelas mais populares. Contudo, no mundo existem milhares de espécies com belezas únicas, sendo uma delas a clitória ternátea.

Talvez pelo nome científico você não a conheça, mas já deve ter ouvido falar na clitória azul. Além disso, a planta possui diversos benefícios até mesmo para a saúde humana. Então, se deseja saber mais, continue a leitura do texto a seguir.

Clitória ternátea: o que?

O nome estranho, acaba tornando a planta um pouco menos popular. A descoberta da planta ocorreu no continente asiático, mas logo se espalhou por outros países. Portanto, hoje é possível encontrar a planta em diversos lugares do mundo.

Além disso, a planta pode ser encontrada como uma espécie trepadeira ou no chão, como uma rastejante. Tudo depende da forma como você vai cuidar da planta.

O nome tem ligação com o termo clitóris. O motivo é que essas plantas são associadas a órgãos genitais femininos. Outros nomes que a planta recebe são:

  • Feijão-borboleta
  • Ervilha cordofan
  • Ervilha de Darwin
  • Cunhã

Enfim, os nomes variam de acordo com a região onde você encontrar a planta. Porém, a beleza da planta é sempre única em qualquer lugar.

Flor de Clitoria ternatea
Flor de Clitória ternátea

Como cultivar a clitória azul?

Agora, vamos explicar como é feito o plantio e como são os cuidados com a clitória azul. A planta, parente do feijão e da ervilha, pode ser plantada em vasos ou usada como trepadeiras.

Um dos pontos positivos da planta é que ela floresce de forma muito rápida. Portanto, se você deseja ter um jardim com flores e plantas lindas, a clitória ternátea é uma ótima escolha.

Pois, a planta se mantém florida durante toda sua vida. Além disso, a planta pode ser colocada em qualquer tipo de solo e pode ficar sob a sombra. Porém, o mais recomendado é que a clitória ternátea fique sob a luz indireta.

Usos da planta

Apesar de sua beleza ser muito admirada, a planta ainda possui algumas outras funções como seu uso medicinal. O chá da flor pode servir para tratar problemas estomacais, infecções na garganta e até mesmo calvície.

Além disso, na agricultura a planta auxilia na fixação do nitrogênio no solo. Portanto, é muito usada para resolver diversas questões. Mas, se preferir pode usá-la apenas como enfeite para seu jardim. A clitória ternátea é uma das mais lindas e úteis plantas para ter em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.