girassol

Girassol: saiba tudo sobre essa planta

Uma das plantas mais famosas do mundo é o girassol. Usado para produção de óleo ou como ornamento, o girassol é uma planta especial e que muitos amam. Porém, ela é cheia de curiosidades e até mesmo seu nome é curioso.

Por este motivo, montamos esse texto para te ajudar a entender mais sobre a planta. Além disso, vamos ajudar você a cultivar essa planta em sua casa. Então, fique ligado no texto a seguir para conhecer essa linda e fantástica planta.

O que é o girassol?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que de fato é o girassol. Com o nome científico de Helianthus annuus, o girassol não é considerado uma flor. Pois é, apesar de parecer, o girassol não é considerado uma flor e sim uma planta.

Apesar da aparência, a parte amarela da planta é considerada folhas, logo aquilo não é a flor e sim a planta completa. O girassol é uma planta nativa e criada no México. Dizemos que a planta é criada, porque ela passou a ser domesticada.
Isto é, ela passou a ser cultivada em casa. Porém, esse método deu tão certo que até os dias de hoje a planta é popular. Um de seus usos é para a produção de óleo vegetal, o óleo de girassol é item importante de nossa agricultura.

Já o nome girassol significa Flor do sol, e tem a ver com a cor da planta. Porém, existe um outro motivo que está ligado ao fato que a planta gira para captar a luz do sol.

Como cultivar a planta em casa

Uma das poucas plantas que foram domesticadas, o Girassol é um item que não pode faltar em seu jardim. Ela é bem fácil de ser cultivada e você pode ser cultivada até mesmo em vasos. Porém, é preciso seguir alguns passos para que a planta cresça forte.
Em primeiro lugar, a escolha do vaso onde a planta será colocada. Afinal, se for colocada em um vaso muito grande ou muito pequeno, ela não vai crescer. O tamanho ideal é de no mínimo 20 cm.

Cultivo de girassol
Cultivo de girassol

Após essa escolha, é preciso manter a parte do vaso com um pouco de areia, para absorver o excesso de água. Isso evita que a terra da planta fique encharcada. E sempre mantenha a terra úmida e o solo com matéria orgânica.

Viu, como é fácil cultivar o girassol em sua casa, agora é só curtir essa planta em sua casa!