Guaraná

Guaraná: você já sabe tudo sobre essa planta?

Pois é, para você que não sabe, aquele refrigerante que tanto amamos, é derivado de um fruto da Amazônia. Porém, a importância dessa fruta vai muito além de apenas produzir uma saborosa bebida. Bebida essa que inclusive ganhou o coração de pessoas em todo o mundo.

Então, se você é uma daquelas pessoas que ama saber sobre nossa flora, esse texto é para você. Continue a leitura para aprender um pouco sobre o Guaraná e quais seus benefícios para nossa saúde.

O que é o Guaraná?

Antes de mais nada, vamos contar o que é de fato o Guaraná. O ingrediente que deixa refrigerantes saborosos é uma fruta, típica e nativa da floresta amazônica. Porém, devido às proporções da floresta, ela se estende para outros países como a Venezuela.

O arbusto que produz os frutos chamados de Guaraná, foi descoberto no ano de 1821. Um pesquisador, chamado Humboldt, ao vir para o Brasil, começou a ter contato com algumas tribos indígenas.

Então, em um desses encontros lhe foi apresentado esse pequeno fruto, com sabor característico. O pesquisador logo se apaixonou e decidiu batizar a fruta como Guaraná. Com o nome científico de Paulínia cupana, essa fruta se tornou famosa quando uma marca brasileira passou a usá-la. Portanto, desde então, o guaraná não saiu mais das mesas e nem do coração dos brasileiros.

Benefícios do guaraná

Além de saborosa, essa fruta ainda possui alguns benefícios para nossa saúde. A maioria dos benefícios da fruta tem ligação com a cafeína. Porém, apesar do bioativo ser benéfico, nem todos podem consumi-lo.

Em primeiro lugar, se você sofre com algum distúrbio de ansiedade, o consumo de cafeína pode ser prejudicial. Além disso, para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, não é recomendado o consumo de cafeína.

Mas se você não sofre com nenhum desses problemas, o guaraná pode ser muito benéfico para sua saúde. O primeiro uso que você pode fazer é nos seus treinos. Antes de ir treinar, coloque o guaraná em seu shake pré-treino. Logo você irá perceber a diferença que seu treino passará a ter.

Por último, um benefício que a planta possui tem a ver com nosso humor e também com nossa concentração. Então, a dose recomendada da fruta é de cerca de 0,5 gramas.
Viu, além de ser uma fruta saborosa, o guaraná ainda é cheio de benefícios para nossa saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.