Homem pega amostra de seringueira com seringa

Seringueira: conheça a planta e seus derivados

Uma das plantas mais importantes do nosso país, a seringueira é uma planta incrível. Nós estudamos muito sobre essa planta em nossa escola, pois a seringueira é uma planta relevante para nossa economia.

Então, se você gosta de aprender sobre as plantas nativas do país, esse texto é para você. A seringueira é a planta que dá origem à borracha entre outros. Continue a leitura para saber qual a história da seringueira e quais os derivados da planta.

Seringueira: planta importante para o Brasil

Nosso país é conhecido pelas suas atividades pecuárias, agrícolas e também de extrativismo. A árvore possui uma altura de cerca de 30 metros, mas o tronco da planta é fino, chegando a ter no máximo 60 cm.

Com o nome científico Hevea brasiliensis, essa é uma planta nativa do nosso país. Até os dias atuais a planta serve como forma de dar renda para a população do norte. A principal função da seringueira é a produção de látex natural.

O látex natural serve como matéria prima de diversos itens como pneus, camisinha, borracha escolar e muito mais. No século 18, a planta foi um principal recurso econômico do nosso país.

A produção dessa borracha natural ocorre através de pequenos cortes no tronco da árvore. Então, esse material é recolhido e após isso o material é deixado secando e para a produção de alguns materiais, é feita a vulcanização.

seringueira
seringueira

Polímero elástico

A borracha que surge após a coagulação da seiva da seringueira, é uma das melhores que existem no mundo. Um dos recursos principais que a borracha precisa possuir é ser elástica. Por mais que as borrachas sintéticas sejam boas, não chegam perto da borracha natural.

A borracha natural, além de possuir elasticidade superior, ainda possui alguns benefícios para a natureza. Um deles é que a produção da borracha não agride tanto nosso meio ambiente. Claro que isso precisa ocorrer seguindo algumas regras.

Afinal, se não seguir os trâmites legais da extração da borracha natural, a árvore pode começar a desaparecer.

Todavia, cabe ressaltar que a seringueira não é a única pessoa que gera a borracha, existindo algumas outras espécies. Mas, a seringueira é a principal e mais usada em todo o mundo.

Seja em materiais como pneus ou até mesmo em camisinhas, o látex é um recurso brasileiro muito importante. Saber tudo sobre ele é importante para conhecermos nossa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.