Embaúba

Saiba tudo sobre a Embaúba

Uma árvore típica do Brasil, a Embaúba possui muito mais que apenas exuberância. Contudo, muitos de nós nem conhecemos essa planta devido à falta de informações sobre. O nome Embaúba serve para nomear uma diversidade enorme de árvores.

Portanto, no texto a seguir vamos contar um pouco sobre a árvore e sua importância para a natureza e para a nossa saúde. Então, se quer saber sobre tudo isso e muito mais, continue lendo o texto a seguir.

Embaúba: afinal, o que é?

Segundo o Wikipédia, Embaúba é um termo que nomeia uma variedade enorme de árvores. Porém, existe uma em específico que possui mais importância que as outras. A Embaúba ou Imbaiba, como também é chamada, é uma planta nativa do Brasil.

Um de seus pontos negativos é que a Embaúba é considerada uma praga em alguns lugares. Devido a facilidade com que a planta é cultivada, a Embaúba surge em encostas ou próximo a água e se torna uma praga.

Por esse motivo, a planta passou a ser considerada como uma das cem espécies com maior potencial destrutivo. Porém, apesar da má fama, a Cecropia Peltata L. é cheia de benefícios para nossa saúde.

A árvore é popular na região amazônica. Sua altura pode ser de mais de 10 metros de altura. Os locais onde a Embaúba nasce com mais regularidade são em terrenos arenosos e com solo fértil.

Arvore Embaúba
Arvore Embaúba

Embaúba: para que serve

Embaúba, Imbaíba ou árvore-da-preguiça: não importa o nome, os benefícios dessa árvore são relevantes. Que as plantas medicinais possuem uma importância grande em nosso país é fato. Contudo, existem milhares de boas árvores, sendo a Embaúba uma delas.

Porém, devido à falta de conhecimento, nem ao menos sabemos da existência desses benefícios e deixamos a planta de lado. No caso da Imbaiba, os benefícios vão desde tratar feridas na pele até tratar problemas cardíacos.

Confira abaixo alguns dos benefícios da Embaúba para sua saúde.

  • Controle da hipertensão arterial
  • Acaba com a tosse
  • Controle da asma
  • Feridas na pele
  • Trata infecções respiratórias
  • Tratamento de diarreia grave (disenteria)
  • Controle da taquicardia

Todos esses benefícios só são possíveis graças à presença de alguns elementos bioativos. São eles: flavonoides, alcaloides, taninos e outros, como por exemplo os chamados glicosídeos cardiotônicos.

Corra já para sua farmácia de manipulação mais próxima ou na sua loja de produtos naturais preferida e coloque a Embaúba na sua dieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.